domingo, 4 de dezembro de 2011

Sabadão especial

Ontem foi um dia muito especial para nós. Logo de manhã, bem cedinho, cinco horas da matina começou o primeiro treino oficial nos Corredores do Reino na pista do CECORE.



A galera na foto já tá cansada porque aqui mesmo cedinho o sol já tá comendo o couro. Logo na sequência tivemos o fechamento das aulas do PEPE aonde entregamos para os pais uma avaliação do progresso de cada criança, bem como os trabalhos que elas produziram. As crianças também fizeram apresentações das vogais, hino nacional e numerais. Tudo muito fofo.


 
No final, Coca-cola (patrocinadora oficial) e bolo de chocolate, além é claro de presentinhos. No ano que vem vamos abrir mais uma turminha à tarde. É bom descansar, mas confesso que já estou com saudades dos pepitos... : )

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Borboleta pequenina


Nossa borboletinha fez 3 anos ontem. Ela ficou muito feliz com a festinha e aproveitou cada momento. Ana Sofia é tão especial que até coxinha e quibe teve no aniversário dela, além é claro de nossos amados amigos.
As fotos ficaram meio escuras porque não tinha energia, ou seja, foi um aniversário à luz de velas e lanternas e digamos... bem quentinho : ) Tão quente que na hora do parabéns a borboleta já estava até sem asa, kkkk.
Obrigada a tod@s que tem orado e torcido pela adoção da Sosô. Estamos na reta final, esperando mais uma audiência. Continuem orando, e quem sabe a borboletinha dá uma voada aí para o Brasil no final do ano...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

João e o pé de limão

Oi amigos do bloguieee!

Estamos aqui na maior expectativa de terminar bem nossas atividades desse ano para podermos visitar nosso amado Brasil! Ainda é um sonho podermos ir todos juntos, mas...continuaremos sonhando.

Os pepitos estão bem, os corredores também. Mês passado um de nossos corredores ficou em 4º lugar em uma competição local e até recebeu prêmio em dinheiro.

Hoje tive a oportunidade de visitar as redondezas de um campo de refugiados a 30km daqui. Não nos foi permitido entrar no campo por questões burocráticas, mas pude conhecer 2 etíopes e ter um tempo muito bom com a igreja de lá.

Para aqueles que nos acompanham, seguem as fotos da nossa machamba, que não pára de crescer! Que estejamos assim também, sempre crescendo, sempre produzindo, sempre renovando.

Grande abraço!

Mostarda, hortelã (chicletinho) e João


Ana Sofia, alface e cebolinha


Nós e o pé de limão

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pepitos

Então, o curso do PEPE acabou e nossa unidade começou! Como eu havia dito no outro post, eu Marcelo e Rachado fizemos o curso para professores de crianças de 4 e 5 anos. Agora já estamos com 9 aluninhos, os pepitos e estamos mais que felizes. Dá trabalho? Muito, ainda mais pra mim que arranho o macua sendo que meus alunos só falam macua.... Até o final do ano pretendemos ensinar as vogais e contagem até 10. Pode parecer pouca coisa, mas aqui, como no Brasil, têm crianças no 5º ano que não sabem ler, então saber as vogais nessa idade já é um grande passo : )



Aperto muito esses pepitos....

Agora a parte ruim: já há algumas semanas casas têm sido incendiadas lá no bairro onde trabalhamos. Geralmente as casas são trancadas e depois queimadas. Semana passada morreram duas crianças dentro de uma. Dizem que são questões políticas, manifestações do partido de oposição. Outros dizem que é o partido da situação tentando incriminar o partido da oposição. Ou seja, tudo muito confuso e triste. Já chegam também notícias de incêndios em outros bairros.
Por favor, orem.
Se eu conseguir posto um vídeo dos pepitos.

Abraços

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A praça não é nossa

 
   Desde a primeira vez que estive em Nampula, em 2009, ela está fechada para reforma. Fica no miolinho do centro da cidade e é chamada de "retunda". Antes era a estátua do Samora Machel que não chegava (militar moçambicano, líder revolucionário que liderou a Guerra da Independência de Moçambique). Depois chegou a estátua, mas como diz o João foi vestida de Pai Natal (Papai Noel no português de Portugal). Passa a data dos Heróis Moçambicanos, do Tratado de Paz e nada. 
   No último 25 de junho (data da independência, muito comemorada por aqui) ficamos na maior expectativa. Tinham trocado a roupa do Samora e até nos jornais vimos notícias da reinauguração. No dia 26 passamos por lá e.....a praça continua não sendo nossa. Vamos ver se antes do Natal!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Porque estudar é preciso


Essa é minha mais nova "tchurma". Juntos estamos fazendo o curso do PEPE (Programa de Educação Pré Escolar). A proposta é ter uma unidade para receber crianças de 4 e 5 anos  trabalhando letramento, música, artes, ciências, etc. Todas as matérias incluem ensinamentos bíblicos e o PEPE também desenvolve trabalho com as família. Eu, Rachado e Marcelo (os dois primeiros em pé da esquerda para a direita) iremos começar nossa unidade do PEPE lá na Carrupéia em agosto e nessa semana já começaremos a pesquisa de interesse nas casas. 
Estou muito feliz e empolgada com esse trabalho.
Mas... não sou só eu quem entrou para a "escola"! Ana Sofia agora é aluna da Escola Portuguesa juntamente com o João. Na foto abaixo eles estão com a roupa especial do Dia das Crianças daqui, 01 de junho. Não estão fofos?

terça-feira, 17 de maio de 2011

De Nampula

Oi amig@s do bloguieeeee,

É com muuuuuita alegria e gratidão à Deus, que eu digo que o Cesinha já está planejando voltar para casa ainda nesse mês. Ele está apenas terminando os tratamentos e logo logo estará aqui. Para aqueles que estão em BH, vai ter um culto de gratidão pela vida dele na CCZS, no dia 22 às 19:30hs.
Enquanto isso, aqui em Nampula, o trabalho continua. Nesses dias que estivemos fora os trabalhadores deram continuidade à construção da pista de corrida do CECORE.

É muita terra pra tirar....

Aproveitaram também para fazer machamba, e já colheram milho.


Não sabe o que é machamba? Então dá uma olhada nesse texto que eu escrevi.

"Machamba aqui é o que chamamos roça, roçado ou horta aí. Só que aqui, diferente daí, todo mundo tem. Quando as pessoas pensam em África pensam em fome, falta de alimentos disponíveis e tal. Isso é muito real, mas ao mesmo tempo, aqui em Moçambique as pessoas tem uma relação diferente com a terra, fazendo com que essa realidade seja menos cruel. Todo e qualquer pedacinho de terra é usado para produzir comida. Planta-se milho, amendoim, pepino, vários tipos de verdura (matapa), arroz, feijão (aqui tem uns 7 tipos). Então as pessoas comem o que a terra dá. Dinheiro é pra remédio, transporte e outros. Já fui num bairro onde as crianças estavam comendo apenas pepino, que era colheita da vez. Na época de manga, manga e assim vai."
Essa foto é de uma mini machamba de milho perto da minha casa, no cantinho da rua.



Aqui em casa temos pé de limão, mamão e banana. Hoje, o irmão que nos ajuda aqui, Henriques, vai começar nossa machamba. Se voce vier nos visitar vai poder comer coisas fresquinhas, diretamente da nossa horta!

domingo, 10 de abril de 2011

Carta aberta a Cesinha, o Pinguim

Meu amor,

   Ontem foi um dos piores dias da minha vida. Só de pensar na possibilidade de te perder... não encontro palavras. Lembrei muito daquela sua risada em que você perde o ar, das suas piadas e danças. Lembrei de você me irritando, bravo comigo, mas não consegui sentir nenhuma raiva. Só queria você de volta. Só quero você de volta.
   No meio desse turbilhão de pensamentos e sentimentos percebi como tantas coisas estão ligadas a você. Vi o tanto que você já construiu e o tanto que avançou dentro dos sonhos de Deus para sua vida. Nosso casamento, nossos filhos, CECORE Brasil, CECORE Moçambique, sonhos de outros CECOREs. Daquele rapaz que estava sem emprego, sem esperança, Deus levantou um homem próspero, corajoso e forte que hoje ajuda a muitas pessoas.
  Deus sabe o tanto que eu gostaria de estar aí com você. Mas sei que existem pessoas cuidando de você e dando o melhor que podem. Sou muito grata a cada uma delas.
  Vou te esperar naquela sacada ali do aeroporto onde já estivemos tantas vezes, quando te encontrar vou te abraçar forte, forte, forte e te dizer novamente que te amo.

EU TE AMO!

terça-feira, 8 de março de 2011

Carregando um sonho nos braços

Ana Sofia é um sonho. Um sonho que se tornou realidade. Nossa filhinha finalmente está conosco. Ela é uma menina cheia de vida, com um sorriso lindo e que ama arroz com feijão, banana e iogurte.
Ainda estamos no processo de adaptação, mas caminhando para que legalmente ela se torne nossa.

Muito obrigada a todos que oraram e torceram por nós. Trazê-la para casa foi um processo longo e doloroso, mas agora é real: passamos boa parte do dia carregando um sonho nos braços!

Aproveitem as fotos da nossa mais nova pinguim!




E agora, cumprindo a promessa....

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um herói chamado Pedro João

Todos que acompanham nossos informativos conhecem o Ali. O famoso muçulmano que furou o poço na nossa casa e entregou sua vida ali mesmo para Jesus, como aquela mulher Samaritana. Depois de mostrar muita disposição, honestidade, seriedade e dom para trabalhar, ele ocupa hoje  o posto de "chefe" da construção do Cecore. Pois bem, semana passada o desafiei a procurar alguém para alfabetizá-lo para que ele aumente seus conhecimentos e também possa estudar a palavra de Deus. Na segunda ele me procurou e disse: Pastor já encontrei uma pessoa para me dar aula. Se quiser conhecê-lo vamos até a sua casa pois ele não consegue andar. Saímos pelo bairro da Carrupéia onde não existem ruas asfaltadas (aliás nem de carro se chega), água encanada, esgoto, rede elétrica, comércio, nada... Quando chegamos a casa do Sr.Pedro João, meus olhos se encheram de lágrimas. Um homem bem velhinho sentado num banquinho de madeira com diversas crianças sentadas á sua frente. Sem um mínimo de estrutura suficiente para se dar uma aula, aquele senhor de quase 80 anos lecionava com muito amor para crianças sem caderno, lápis, cadeiras, um quadro negro, merenda. Me disse fazer isso há mais de 40 anos e explicou que se não ensinasse aquelas crianças a ler e escrever elas nunca poderiam estudar pois já haviam perdido a primeira classe e nenhuma escola as aceitaria sem estarem alfabetizadas. Perguntei a ele se não haveria problema em alfabetizar um adulto (Ali) pois disse sempre ter dado aula para crianças. No que ele me respondeu: Nunca dei aula para adultos mas quando esse homem chegou até aqui, Jesus me disse para ensinar ele a ler. Fiquei surpreendido pois na Carrupéia só existe muçulmanos então perguntei novamente a ele: O senhor é cristão? Ele me respondeu: Claro meu filho, estou aqui ensinando essas crianças a ler e a escrever mas principalmente a conhecerem a Deus... Pensei comigo: Aleluia!!!! A Boa Nova já está nos confins da terra e Deus sabe quem escolhe. Se Hebreus fosse escrito hoje, com certeza o nome de Sr. Pedro João estaria lá no capítulo 11. Muito Obrigado meu Deus pois nos poucos que existem na tua Seara, existem uns que enchem o  teu coração de alegria. 

No amor de Jesus,

Pr.Cesinha

Vamos comprar cadeiras, quadro negro, caderno, borracha para escola do Sr Pedro João? Quem se habilita? Se tiver interesse escreva para mim: prcesar1@hotmail.com ou prcesar@corredoresdoreino.org.br

Eu e meu novo amigo Sr.Pedro João

O guerreiro lecionando

As crianças da escola do grande mestre

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ritmo de festa

Oi amigos do bloguie,

Seguinte, não esqueci da foto do João de uniforme. O negócio é que o alfaiate não me entregou o uniforme ainda. Aqui temos que comprar o pano, botões, linha, zíper e levar no alfaiate. O meu (Momade) é muito bom, mas demora....
Ainda quando Davi e Jú estavam aqui, tivemos um culto para crianças lá no CECORE. O Luciney ministrou o louvor, passamos o filme de Davi e Golias e distribuímos guloseimas (que não deram para todos, já que houve multiplicação de crianças). Paizinho e Marcelo (corredores) também deram palavras. É lindo vê-los assumindo o trabalho como deles.
Conversando com as mamás, comecei a divulgar nossa primeira turma do CECORE. A idéia é trabalharmos com crianças de 4 a 6 anos que ainda não estão na escola. O professor será o Rachado, também corredor. Queremos muito começar em abril, mas vai depender do acabamento da obra.
Agora em fevereiro e março temos a previsão de recebermos 3 equipes. Uma da MCM, outra da CCZS e outra da AMEM. Vejo a chegada dessas equipes como uma oportunidade de Nampula ser abençoada, e por isso são muito bem vindas!
Pra terminar, África e Torera são pais de 8 lindos filhotinhos que se chamarão: Quênia, Malawi, Gana, Sudão e vários outros países "filhos da África". Agora já temos 12 "filhos" e a família tende a aumentar!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Começando 2011

Progressos no CECORE
Jú e suas alunas de inglês

 Curtindo o tio Davi


Essas fotos são para vocês sentirem um pouco da nossa alegria de ter Davi e Jú aqui com a gente. A prometida foto do Joca de uniforme chegará mais tarde pois já que ele mudou de escola  mudou também de uniforme e os amigos do blog merecem o uniforme oficinal, né?

domingo, 9 de janeiro de 2011

Mc Donalds

Não, não é para falar que aqui não tem Mc Donalds, nem pra discutir nutrição. Trata-se de como ganhei meu dia.
Fomos acordados às 6 da manhã pelo João tendo uma crise de laringite aguda. Para quem não sabe é algo banal, porém pode ser fatal. Graças a Deus temos todos os medicamentos e orientações necessárias e agora ele está bem.
Mas mesmo com ele bem o meu dia perdeu a graça. Só de ver aquele menininho sofrendo e pensar que eu poderia perdê-lo me deixou apavorada e depois triste.
À tarde alguém bateu no meu portão, era José, um dos corredores. Fui atender e ele disse que tinha trazido um presente para o Cesinha, pois na semana passada foi aniversário dele. Quando abrimos lá estava ela, a camisa do Mc Donalds. Você não sabe, mas nós que convivemos com ele sabemos que esta era sua melhor camisa. Ele deu o que tinha de melhor e alegrou muito o nosso coração.
Obrigada José! Obrigada Jesus!

 Ela

 O José é o de boné azul