Uma das coisas que trouxe em minha mala quando vim do Brasil foi uma pá de lixo. Sim, isso mesmo. Em dois anos que estamos aqui já devo ter comprado 7 pás de lixo e todas quebraram. Uma coisa essas pás tinham em comum: todas eram chinesas.
Sei que a China produz muitas coisas boas, alías, hoje em dia parece que o mundo é feito na China. Praticamente tudo vem de lá.
Aqui em Moçambique e acredito que na África em geral os chineses tem presença muito forte. Aquelas que chamamos de lojas de 1,99 estão em toda parte, bem como as lojas de eletro eletrônicos e sapatos chineses. O problema é que os produtos que vem para cá são em sua maioria de péssima qualidade. Ou seja, existe no lixo de Nampula 7 pás quebradas que eu comprei! Uma média de 3,5 pás por ano por família. Para saber o tamanho da tragédia basta multiplicar. Isso só de pás, mas temos também as vassouras, os pratos, os copos e várias outras coisas que em prazos mínimos se tornam inúteis. O lixo já não é uma questão fácil de resolver, com esse tanto de coisas quebradas fica mais difícil ainda.
Como assim, a China quer transformar a África no lixo do mundo? Por favor, parem de mandar lixo pra cá! Queremos produtos chineses sim, mas de qualidade.
João decepcionado com as pás chinesas
Sosô feliz da vida com sua pazinha brasileira apesar dessa ser a 20ª vassoura chinesa