terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Casório Moçambicano

Gito, Mena e meu marido lindo no jardim de Maputo

Não posso dizer que os casamentos de Moçambique são assim, mas gostaria de contar nossa experiência em um casamento entre o povo Shangana, do sul de Moçambique.
Um dia antes do casamento o noivo vai até à casa da noiva para pagar o "lobolo" (dote) combinado. Além desse valor cabe ao noivo também pagar pelas roupas da família da noiva, incluindo o vestido de noiva.
O casamento foi comemorado em dois dias. Resumo do primeiro: casamento civil na igreja (os noivos saem e entram novamente para começar o religioso), casamento religioso (as entradas são feitas com uma dancinha de passos), fotos no jardim da cidade (todos os convidados vão), almoço na casa da família da noiva. O primeiro dia começou às 10 horas e o almoço foi servido às 18 horas.
Pausa para a noite de núpcias.
Resumo do segundo dia: culto na igreja (os noivos vestidos de noivos novamente), passeio dos noivos pela cidade, almoço na casa da família do noivo, chegada da mudança da noiva na casa do noivo (isso mesmo, a família já traz os pertences e "entrega").
Tudo isso regado à muita música africana que eu ADORO. Tinha um mini coral uniformizado que acompanhava os noivos em quase todos os momentos e umas mamás (senhoras) muito animadas que cantavam e dançavam toda hora. Sabe aquele barulho que as mulheres fazem com a língua? Chama-se onular? Tem muuuuuito isso também.
Ficamos muito felizes de ver a alegria do Gito e da Mena e de poder compartilhar esse momento com eles, que aqui em Nampula conviveram com a gente e se tornaram nossos amigos. Foi tudo muito lindo e com muita abundância.
Pra fechar com chave de ouro, o porta alianças mais lindo de todos (que depois de mais de 3 horas de espera, teve que ir para dentro do carro, no ar condicionado porque não aguentava mais esperar a hora de entrar,kkkk).

4 comentários:

  1. <3

    Muito legal, amigos. Sei que emoção é essa, fui a um casamento em Gana uma vez, só na igreja (não sei se teve essas outras partes) , e achei sensacional... é uma celebração mesmo, né? Um beijo, com saudades e um aperto nas bochechas desse porta alianças fofo!

    ResponderExcluir
  2. Precisa comentar a cara de pastor do João?

    ResponderExcluir
  3. Oi o cabelo do joca ta molhado ou e Gel? Joao da vovo vc esta lindo, que saudades!Gostei do pagamento do lobolo. Pin estou esperando este dote e o dinheiro do vestido da Rebeca ha mais de 6 anos. Vc tem minha conta? amo vcs,quero voltar ai ,orem por mim,mas quero ir sozinha,quando começar a esfriar me avizem.Aqui esta na moda bailarina entrar dançando nos casamentos, avisem a Ana para começar os ensaios,ballet classico,sabem pra quem. bjao,Deus os proteja,vovo Lira

    ResponderExcluir
  4. que legal o casamento ai! ë muito festa...
    o Joao ta muito fofo

    ResponderExcluir