terça-feira, 17 de abril de 2012

Parem a China!

Uma das coisas que trouxe em minha mala quando vim do Brasil foi uma pá de lixo. Sim, isso mesmo. Em dois anos que estamos aqui já devo ter comprado 7 pás de lixo e todas quebraram. Uma coisa essas pás tinham em comum: todas eram chinesas.
Sei que a China produz muitas coisas boas, alías, hoje em dia parece que o mundo é feito na China. Praticamente tudo vem de lá. 
Aqui em Moçambique e acredito que na África em geral os chineses tem presença muito forte. Aquelas que chamamos de lojas de 1,99 estão em toda parte, bem como as lojas de eletro eletrônicos e sapatos chineses. O problema é que os produtos que vem para cá são em sua maioria de péssima qualidade. Ou seja, existe no lixo de Nampula 7 pás quebradas que eu comprei! Uma média de 3,5 pás por ano por família. Para saber o tamanho da tragédia basta multiplicar. Isso só de pás, mas temos também as vassouras, os pratos, os copos e várias outras coisas que em prazos mínimos se tornam inúteis. O lixo já não é uma questão fácil de resolver, com esse tanto de coisas quebradas fica mais difícil ainda.
Como assim, a China quer transformar a África no lixo do mundo? Por favor, parem de mandar lixo pra cá! Queremos produtos chineses sim, mas de qualidade.

 João decepcionado com as pás chinesas

Sosô feliz da vida com sua pazinha brasileira apesar dessa ser a 20ª vassoura chinesa

4 comentários:

  1. Esta foi fantastica! Entao nao poderemos ir ao chinesinho??????Se quiser levamos uma vassoura,só a parte de baixo e vc usa o pau desta ai.Tudo de bom para vcs meus irmaos e amigos!Agora vou almoçar na casa da Rita e Ze Eduardo. Eles sempre fazem um almoço de aniverssario pra mim,tá longe mas acho que e isto mesmo. Amo vc,Vovó Lira

    ResponderExcluir
  2. Que fofos,as toalhas com melhor preço dos chineses sao boas!!! Estou com saudades é dos fuminhos. amo vcs netinhos de JESUS. vAMOS CONVERSSAR E BRINCAR MUITO EM JULHO.

    ResponderExcluir
  3. Ola estou lendo o seu blog que encontrei pesquisando sobre Nampula, lugar onde espero viver em breve, não sei se ajuda mas quando li este poste surgiu d imediato algo que vi em tempos na internet acerca de reciclagem, um dos meus vícios, não sei se voce consegue abrir a imagem: http://4.bp.blogspot.com/-29aTXNwuiew/T_hIIwm_3UI/AAAAAAAAAr4/nqoxiyK4KqM/s1600/553135_390941117632658_1966459749_n.jpg , é uma pa feita a partir de um garrafão de detergente.
    Vou continuar a ler o seu blog para me apaixonar por Nampula, obrigada pelas informações que voce nos dá

    ResponderExcluir