quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Casa Nutrir I



Olá people! Pensei em despedir do blog depois de tanta informação do nosso trabalho através do facebook, mas meu marido me convenceu a voltar a escrever. Então, cá estou para contar pra vocês sobre nosso trabalho mais recente e como tem sido a vivência do mesmo no dia a dia. Pra quem acompanha a gente, já sabe que agora estamos também trabalhando com crianças desnutridas. Mas o que é na prática trabalhar com crianças desnutridas em plena Moçambique aonde mais de 50% das crianças apresentam desnutrição crônica?
No começo confesso que sempre que encontrava uma criança em desnutrição aguda grave, eu levava dias para conseguir processar aquilo emocionalmente. Como assim um ser humano chegar naquele ponto? Após mais de quatro meses convivendo com essa realidade meu coração se compadece, mas já consigo ver além e pensar nas perspectivas que essa criança tem e como poderemos ajudá-la.
Apesar de atendermos crianças que apresentam desnutrição aguda nosso foco principal são as crianças com desnutrição crônica, ou seja, aquelas que passaram tanto tempo comendo menos do que precisavam que pararam de crescer. Para essas oferecemos vitaminas, ferro, leite em pó, farinha de milho e açúcar. Quinzenalmente pesamos e medimos essas crianças para acompanharmos de perto o desenvolvimento (ou não) delas. Até aqui parece bem assistencialista né? Parece não, é mesmo, mas é o que precisamos no primeiro momento. A partir daí, através de visitas e conversas educativas nos aproximamos da família com temas como higiene, alimentação saudável, planejamento familiar e o melhor de tudo, o Pão da Vida.  Afinal, o que adianta dar comida para uma criança se ela vive com diarreia porque a água que consome não é tratada?
Como esse post tá ficando longo demais vou parando por aqui. Aguardem as cenas do próximo capítulo. Enquanto isso divirtam-se com a foto que tiramos hoje na estreia do nosso mais novo saco de pesagem.
Até breve!

Um comentário: